A embalagem está na alma do branding

branding é responsável pela construção e gestão de marcas, o que envolve muitos aspectos como linguagem, posicionamento e até o nome do produto. A embalagem faz parte desse mix do trabalho de branding. Ela é mais um ponto de contato com seu público e deve ser usada para construção da imagem que você quer para seu produto.

Faça a experiência e pergunte para clientes em corredores de supermercados o que eles acham de certas embalagens. A maioria deles não tem uma percepção consciente de que a embalagem vai influenciar sua decisão de compra, mas, com certeza, eles vão saber definir um produto de alguma forma apenas olhando para o seu design.

A embalagem influencia a compra

Isso é um fato. A embalagem influencia a compra por impulso. Isso acontece porque nossa mente tende a dividir e classificar tudo que vemos, é a única maneira de conseguirmos organizar tanta informação ao nosso redor.

A embalagem, portanto, ajuda o cérebro a fazer o que ele sabe melhor: classificar. A pessoa olha para uma embalagem e julga se aquele produto é de limpeza, de beleza ou um alimento. Depois, classifica de acordo com suas construções sociais se é um produto simples, caro ou que tem um ar de ser de baixa qualidade — claro que todo esse processo acontece de maneira inconsciente em grande parte das vendas.

Profissionais de marketing, branding e design com certeza têm uma experiência diferente dentro de um supermercado, pois eles têm mais consciência de como a criação de uma embalagem funciona. Mas a maioria das pessoas tem apenas uma percepção e, sem saber, acabam escolhendo um produto ao invés de outro apenas por ter julgado sua embalagem. Entender isso é vital para construir o seu design.

Mudar o design da sua embalagem é uma boa estratégia

Fica claro que uma embalagem tem grande influência na decisão de uma compra e pode ser exatamente por causa dela que você não tem alcançado bons resultados de vendas. Investir em empresas especializadas em design de embalagem, em pesquisas de mercado e branding é uma ótima opção. Descobrir se a embalagem do seu produto passa a imagem que seu público procura é um passo muito importante para o sucesso da sua marca.

Já investiu na mudança de design do seu produto? Ainda tem dúvidas sobre a importância das embalagens no seu trabalho de branding? Entre em contato conosco ou deixe aqui o seu comentário contando pra gente a sua experiência!

André Cruz

blog designmarca

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