arrow-left-lightarrow-leftarrow-right-lightarrow-rightarrow-thin-left arrow-thin-right browser-search cup heart indicator laptop layers layout-4boxes layout-sideleft mail-heart mail map-pin mixer mouse nav paintbucket pencil-ruler phone picture play video
Tuíta

Floriá Cafeteria

  • Cliente: Floriá Cafeteria
  • Projeto: Naming e Branding
  • Cidade: Leme - SP

O nome
Um vocábulo oxítona que brinca com a sonoridade do modo de falar rural do estado de São Paulo e Minas Gerais, grandes eixos da rota do café do Brasil. Floriá é um coloquialismo do verbo “Florear” e cabe dentro das expressões da colheitas quando a época da florada se aproxima. É comum ouvir a expressão “vai floriá já, já” pelos cafezais.

Na época da florada do cafeeiro, o cheiro da flor costuma tomar conta de todo o cafezal e, quem passa pela beira da estrada, costuma ver uma linda paisagem formada pelas flores brancas do café.

Floriá é um modo singelo, simples e nostálgico de homenagear a cultura do café.

Institucional

“Já, já vai floriá”

Quem conhece e vive – ou já viveu na infância – toda a ruralidade afetiva e trabalho duro, minucioso e paciente que envolvem a cultura do café, sabe que a época da florada (ou floração) é um dos momentos mais bonitos, perfumados e efêmeros do ciclo.

Antes disso, a análise atenta ao tempo do ciclo, ao clima - apenas com um levantar de olhos para o céu e um toque às delicadas folhas do cafeeiro - o sábio e experiente cafeicultor sabia quando e quais grãos iriam “floriá” quando chegasse a hora.

E de repente, a florada enche o cafezal perfumando toda extensão, embelezando os cafeeiros que se preparam para continuar a produzir os frutos vermelhos e sólidos que serão convertidos na bebida mais apreciada e querida do mundo.

 

Um café passado na hora, tomado na temperatura quente e resultado de um grão fresco, se assemelha à flor do café: perfuma todo o ambiente, enche os olhos, o coração, impacta os sentidos e dura bem pouco. Mas o suficiente para encher a alma de satisfação e poesia. Toda xícara de café nos faz viajar no tempo.

É sempre aprazível e confortante. Aqui na Cafeteria Floriá queremos resgatar na sonoridade de nosso nome – resgatando a oralidade coloquial do simples produtor – todo o respeito e poesia do cultivo desse fruto que tanto acolhe e delicia os paladares de todo tipo de consumidor.

Queremos que aqui você encontre poesia, amizade, boas histórias e ótimas xícaras de café para compartilhar.

Acima de tudo, queremos que sinta-se em casa. Não importa o quão corrido esteja o seu dia, sempre há pausas para um café.

Bem-vindo à casa. Bem-vindo à Floriá.