Por que a sua empresa deve investir em Branding?

Por que a sua empresa deve investir em Branding?

Você já se fez as seguintes perguntas: O que os seus produtos representam para o público? De que forma a sua marca é vista pelos consumidores?

As respostas acima fazem muita diferença na hora da compra pelos consumidores, o que torna verdadeira a importância do branding, conceito que trabalha nas idealizações de percepções positivas sobre uma determinada marca. Uma marca bem vista aos olhos dos consumidores é aquela que incorpora valores que provocam opiniões, crenças e atitudes, é construir boas percepções ao público de forma que ela terá razões incontestáveis para o consumidor comprar o seu produto independente do preço ou comodidade.

Ainda se tem a ideia de que para a marca se tornar um sucesso, é necessário apenas criar um logo bonito e um slogan caprichado, e pronto, vitória garantida! Entretanto, sejamos sinceros, quem é que no dia a dia se importa ou lê aquele parágrafo bonito que a empresa produziu para esclarecer sua missão?

Pense em uma marca que se denomina tradicional, mas tem uma linguagem moderna, cheia de gírias em suas mídias sociais, ou uma que se diz exclusiva, mas a cada esquina você a encontra. Qual a provável imagem você terá delas?

Confusa, não é mesmo? É bem provável que você esteja pensando - qual é a da marca? - e nem consiga formar uma ideia sobre ela. A imagem que você quer passar para o seu público faz toda a diferença para a consolidação da sua marca no mercado, você já deve ter ouvido que a primeira impressão é a que fica, não é verdade? É aí que o Branding aparece.

Mas, o que é Branding afinal?

Brand significa marca, que é na verdade a imagem que o cliente faz da empresa. Não faz sentido você emitir uma coisa e fazer outra. O branding é a construção da imagem de uma marca na mente do consumidor, a sua prática envolve desde o design de um logo, a construção de valores, elaboração de um slogan, desenvolvimento de produto e em toda estratégia de marketing e comunicação. São essas ações que irão fortalecer e gerenciar todas as fases e necessidades da marca, ao contrário do marketing que a estratégia é falar, o branding tem a missão mais difícil de fazer o outro falar, ou seja, falar que a empresa é exatamente o que ela ambiciona parecer.

Deixando de lado a teoria, vamos a alguns exemplos claros. A marca Brastemp é líder em vendas e tem um lugar garantido nos corações dos brasileiros, trouxe produtos diferenciados em design e tecnologia e o famoso jargão “Não é assim... uma Brastemp”, já faz parte do vocabulário dos brasileiros, mostrando que a marca é referência em qualidade e inovação quando o assunto é eletrodoméstico. A Apple também possui um dos melhores posicionamentos e inovações no mercado, muitas pessoas reclamam dos valores dos produtos, por exemplo, entretanto o grande lance é que a Apple não é para todo mundo, é para aqueles que pensam diferente e mesmo com valores altos, lidera o ranking de vendas em produtos.

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Qual a importância do Branding em uma marca?

A maior vantagem é fazer os consumidores comprarem o seu produto ou serviço independente do preço, condições de pagamento ou a qualidade da concorrência.

Para que seja possível, é necessário um planejamento que envolva as necessidades do público alvo junto aos objetivos do negócio. As chances de fidelização são maiores, as pessoas começam a comprar por hábito, confiança e percepções positivas.

Se o posicionamento da marca no mercado é a alma de uma empresa, o branding identifica e reproduz sua verdade, conta sua história, constrói valores e aumenta seu valor intangível. É possível também gerar benefícios tangíveis, vínculos com os colaboradores são reforçados, a reputação da empresa aumenta e encoraja a lealdade de consumidores.

Pense no branding como o processo por meio de estratégias que comunicará uma imagem de marca que será reconhecida a distância. Que fará a sua marca ser a melhor opção, diferenciada e mais agradável entre tantas outras.

  1. paulo Responder

    muito legal !

    1. Daniel Rocha Responder

      Obrigado Paulo!

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