Quem conhece o meio do marketing digital sabe que o Carnaval é uma época difícil. Não por falta de oportunidades, mas por falta de criatividade! Muitas marcas, sites e blogs, geram uma tempestade de conteúdo sobre o Carnaval, porém de forma muito repetitiva. As mesmas pautas e campanhas acabam por cansar o público e por mais que façam barulho, não chegam a ser um grande sucesso em engajamento.

Portanto, a principal estratégia que deve ser tomada para o Carnaval é: INOVAÇÃO. Criar conteúdo diferente, interativo e que seja útil ao público-alvo. E para mostrar que é possível, vamos citar alguns casos de Marketing Digital que deram certo nos anos passados!

A marca de cervejas Brahma sempre tem ações diferentes durante o carnaval, e no marketing digital a empresa investe pesado na sua Fan Page no Facebook. No ano de 2010, a Brahma lançou uma promoção que levou 5 foliões para o camarote tradicional da marca na Sapucaí, no Rio de Janeiro, e a ação gerou mais de 400 mil likes na rede social em apenas 15 dias. A Brahma também já focou em ações de marketing com a presença da atriz Megan Fox no camarote da marca, lançando vídeos na Fan Page e um viral antes da grande festa!

Confira o teaser:

Outro bom exemplo do passado foi a estratégia da Danone, que lançou um aplicativo de realidade aumentada e criaram o conceito de Maior Carnaval Virtual do Mundo. O app interagia com os usuários que quando apontavam seus celulares para os produtos Danone, passavam a ver imagens do Carnaval, como um mestre-sala e uma porta-bandeiras sambando. Além disso, a marca também fechou uma grande parceria com a escola de samba Porto da Pedra que fez um samba-enredo dedicado à história da marca no Brasil e os usuários do app puderam participar virtualmente do desfile da Porto da Pedra. O hotsite criado pela Danone e o app não estão mais disponíveis, mas na página deles no YouTube você pode conferir os vídeos lançados na Fan Page da marca, confira!

Já a Antartica esse ano resolveu focar suas ações no Carnaval do Rio. Na Fan Page da marca foi criado um aplicativo que traz todas as informações importantes sobre os blocos de rua do Rio de Janeiro. Com diversas opções, o app disponibiliza um histórico das festas de rua, data, hora e local da saída dos blocos em 2013 e até a visualização do percurso. Para utilizar a ferramenta é preciso fazer um cadastro e os dados desse cadastro vão servir para mostrar quantos homens e mulheres estão em determinado bloco e qual a faixa etária do público. Além disso,  uma função chamada Mistura BOA possibilitava os usuários votarem nos melhores blocos e os selecionados fizeram parte de uma grande festa pós-carnaval patrocinada pela marca.

Se inspirou? Então bote a criatividade para funcionar, fique de olho nas tendências e invista no marketing durante a maior comemoração do Brasil!

Por Mariana Lima
Score Mídia

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